Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Quercus 1ª Sessão do Workshop «O Direito na Intervenção Ambiental» 19 de Março: Contra o Nuclear! XI Olimpíadas do Ambiente (2005/2006) XIII Jornadas de Educação Ambiental
   20-08-2006 contacte-nos | pesquisa 
Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
  

  Editorial
  DESTAQUE
  Entrevistas
  Foto-Denúncia
  Notícias
  Temas
  Opinião
  Eco-Agenda
  Eco-Ideias
  Eco Links
  Ficha-técnica
  Quercus

  
Editorial
31-10-2005
Quercus: 20 anos pelo ambiente
A Quercus completou vinte anos de existência, duas décadas a defender o ambiente em Portugal e a contribuir para uma maior consciência ecológica na sociedade portuguesa. O que começou por ser apenas a motivação e vontade de várias pessoas e de algumas associações regionais é hoje, vinte anos depois, uma Organização Não Governamental de Ambiente com grande presença em todo o território nacional. A Quercus, ao longo destas duas décadas, uniu várias gerações em torno de um objectivo comum - a melhoria da qualidade ambiental e a preservação dos valores naturais em Portugal – e conseguiu fazer a diferença face a uma sociedade muito receosa em enveredar pelo caminho da sustentabilidade.
15-09-2005
Mais Incêndios e Menos Água
O ano 2005 está a ser para Portugal apenas uma amostra do que o futuro poderá reservar-nos caso não seja substancialmente alterada a forma displicente como temos tratado o Ambiente. Temos cada vez mais incêndios a percorrer a nossa floresta e outros espaços naturais e cada vez menos água disponível e com qualidade para as necessidades humanas e da própria Natureza.
01-07-2005
A falsa utilidade pública
Nos últimos meses têm vindo a público vários casos de tentativa ou efectiva ocupação de áreas de Reserva Ecológica Nacional (REN), Sítios da Rede Natura 2000 e abate de sobreiros, muitos deles denunciados pela QUERCUS. Alguns destes casos dizem respeito a investimentos turísticos e imobiliários desenvolvidos por privados que têm sido apadrinhados por entidades públicas locais, regionais e nacionais. Um dos principais argumentos que está a ser utilizado pelos decisores públicos para favorecer os interesses de algumas empresas privadas que põem em causa estes valores naturais é o seu alegado interesse público.
30-04-2005
Acabar com a madeira ilegal
Foi possível a todos constatar no passado dia 29 de Março, através dos órgãos de comunicação social, a forma violenta como os administradores da Vicaima receberam as preocupações da QUERCUS e da Greenpeace relativamente ao problema da exploração e comercialização ilegal de madeiras tropicais. Uma manifestação pacífica, legítima e comum em qualquer país democrático, foi recebida de forma irracional e violenta por alguns dos responsáveis da empresa. Este comportamento vergonhoso deixou bem claro que esta empresa, apesar da sua dimensão e implantação, desconhece os princípios da responsabilidade social e ambiental, a não ser para tentar construir uma imagem que não é a sua.
19-02-2005
Tarde e Mal no Ambiente
É constrangedora a forma como os governos e a própria sociedade Portuguesa têm abordado diversos problemas ambientais que nos afligem. O passar do tempo parece não ter outro efeito que não seja o de agravar a situação, tornando mais difícil a implementação de soluções num futuro em que exista outra disponibilidade para o Ambiente.
10-12-2004
O Ambiente não pode parar
No Jornal Quercus Ambiente Nº 7 (Maio/Junho de 2004) escrevi um editorial fazendo referência às consequências negativas da instabilidade vivida no ministério que tutela os assuntos do Ambiente, decorrente de um vai e vem constante de ministros. Na altura ainda nem havia indícios de que o recém nomeado Arlindo Cunha iria ser substituído pouco tempo depois por Luís Nobre Guedes, com a saída de Durão Barroso para Presidente da Comissão Europeia.
27-10-2004
A Escola e o Ambiente
A Escola tem sido um espaço privilegiado para a promoção dos valores ambientais. Na última década foram desenvolvidas inúmeras actividades de sensibilização ambiental nas escolas, envolvendo alunos, professores, associações de defesa do ambiente e autarquias. Este importante trabalho, resultante da boa vontade de muitos intervenientes, promoveu nos jovens e menos jovens uma outra consciência ambiental, cada vez mais próxima dos níveis minimamente desejáveis para a nossa sociedade.
30-09-2004
Incêndios Florestais em Portugal
Depois dos Incêndios do Verão de 2003 que destruíram mais de 420 mil hectares de floresta, espaços agrícolas e matos, quando anteriormente a área ardida era em média cerca de 120 mil hectares por ano, o governo Português anunciou um vasto conjunto de medidas com o propósito de impedir que esta calamidade voltasse a repetir-se.
31-07-2004
Por um Rio Sabor Sem Barragens
Quem já percorreu as margens do rio Sabor e levou consigo a sensibilidade que nos devia caracterizar a todos como cidadãos, não fica indiferente à ameaça que paira sobre este extraordinário espaço natural.

 

1 2 3

 
últimos artigos
Tarde e Mal no Ambiente
O Ambiente não pode parar
A Escola e o Ambiente
Presidência Aberta: Finalmente o Ambiente
Alterações Climáticas: o Grande Desafio
A Quercus e o Futuro
Resíduos à Deriva
Preparar o futuro
Depois da tempestade...
Ministro Vai, Ministro Vem
Por um Rio Sabor Sem Barragens
Incêndios Florestais em Portugal


Google