Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Quercus 1ª Sessão do Workshop «O Direito na Intervenção Ambiental» 19 de Março: Contra o Nuclear! XI Olimpíadas do Ambiente (2005/2006) XIII Jornadas de Educação Ambiental
   24-09-2006 contacte-nos | pesquisa 
 
Notícias
Desligar os computadores para poupar emissões de CO2

A iniciativa pretende sensibilizar os consumidores para a importância de deixar desligados este tipo de aparelhos, em vez de os deixar em “standby”. Segundo dados da campanha, mais de um terço dos trabalhadores ingleses admite que não desliga os seus computadores quando saem dos empregos.

Esta cultura é responsável pela emissão anual para a atmosfera de um milhão de toneladas de dióxido de carbono, com um custo de 182 milhões de euros para as empresas. Algo semelhante ocorre com os computadores domésticos, que desperdiçam anualmente mais de 60 milhões de euros, sendo responsáveis pela emissão de 220 mil toneladas de CO2.

A campanha, lançada pela Fundação pela Poupança Energética, pretende que cada cidadão se esforce por reduzir o seu consumo energético em 20%, adoptando medidas muito simples, como apagar os televisores, os computadores ou os aparelhos de DVD.

A Fundação lembra que, em alguns casos, os aparelhos eléctricos em “standby” chegam a consumir 90% da energia que consomem quando estão ligados. Mais informação em www.est.org.uk.